PROJETO MOVIMENTO VIDA

Missão

Atender de forma gratuita, principalmente através do trabalho especializado voluntário, a população em situação de vulnerabilidade social, na área de prevenção e educação para saúde, de forma eficaz, contribuindo para a promoção da qualidade de vida da comunidade e um mundo mais solidário.

Visão

Ser referência nacional em atendimento em saúde, na área preventiva, de forma itinerante, através do atendimento do ser humano em sua totalidade.

Valores

  • Possuir Honestidade e Idoneidade nas suas ações;
  • Ser solidário e ético, sem discriminação de raça, ideologia, credo e etnia;
  • Ter respeito pela dignidade e direito de cada pessoa;
  • Acreditar no trabalho voluntário como fonte de transformação para um mundo melhor;
  • Primar pela excelência no atendimento.

Histórico do Projeto

O MOVIMENTO VIDA , fundado em 1998, é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, com patrimônio e personalidade jurídica próprios, que tem por objetivo o auxílio, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade do Município, especialmente nas áreas de saúde .

Independente do Poder Público e visando suprir as necessidades básicas de saúde da população, o MOVIMENTO VIDA conta com o apoio de voluntários que dispendem de seus finais de semana para atender a população carente que não tem acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os atendimentos são feitos em um ônibus e um contêiner com instalações adaptadas para clínicas médicas, odontológica e coleta de exames laboratoriais.

As vantagens advindas da mobilidade refletem na possibilidade da realização de atendimentos nas regiões periféricas do Município, onde é difícil o acesso da população ao SUS, por inexistirem, nesses bairros, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Os profissionais envolvidos como voluntários prestam atendimento aos sábados e domingos, sempre revezando de acordo com as suas especialidades e a necessidade local, desenvolvendo não só o atendimento emergencial, como o acompanhamento do quadro clínico dos usuários.

Dentre as empresas e instituições que são parceiras do MOVIMENTO VIDA, encontram-se a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Laboratório Oswaldo Cruz, o qual vem disponibilizando suas instalações e pessoal para realizar a coleta e a análise de exames laboratoriais, a Breda Transporte e Turismo e Terapêutica Farmácia de Manipulação. Contamos também com a parceria da Equipe M que realiza toda a contabilidade do Movimento.

Missão: O Movimento Vida tem como missão promover ações básicas em educação, trabalho, lazer, saúde e outros aspectos relacionados à vida em comunidade das populações em situação de vulnerabilidade, que por terem difícil acesso aos serviços citados devido às barreiras sócio-econômico-geográfico, possam alcançar uma melhoria da qualidade de vida de seus componentes, nos seus aspectos físico, mental, social e espiritual, utilizando uma equipe multiprofissional e multidisciplinar, de forma fixa e itinerante na cidade.

Finalidade: Através de um trabalho social humanitário, propiciar a inclusão de pessoas que estão à margem social, objetivando sua participação no mercado, com educação, saúde, compreensão e igualdade de oportunidades, extensivo a seus filhos, familiares diretos e amizades de convivência, afastando-os de alternativas de comprometimento moral e delitivas, tais como drogas, prostituição, marginalidade e convivência noturna nas ruas da cidade.

Atividades

O Movimento Vida atendeu as seguintes comunidades do nosso município: Campos de São José, Torrão de Ouro, Beira Rio, Buquirinha, Parque Interlagos, Capuava, Jaguari, Vargem Grande e Comunidade Beira Rio no Urbanova, permanecendo em média sete meses em cada bairro. A próxima região a ser atendida será a Norte, e englobará os bairros Santo Agostinho de Baixo, Santo Agostinho de Cima e de Baixo, Sobrado e Terra Boa. Nestes 12 anos de atividade o Movimento Vida atendeu mais de 10.000 pessoas, entre adultos, jovens e crianças.